Válvulas Gaveta e suas Características

Generalidades Válvulas Gaveta

Você sabia que dentre as válvulas de bloqueio existentes, as Válvulas gaveta podem ser consideradas uma das mais utilizadas, tamanha sua simplicidade e eficiência?

Isso mesmo, podemos vê-las em quase todas as instalações hidráulicas.

Com baixíssima perda de carga, em função de ter sua passagem alinhada com a tubulação e por não ter nenhum componente na linha de fluxo, deve trabalhar sempre totalmente aberta ou totalmente fechada quando se deseja bloquear o fluxo.

O obturador em forma cunha é atuado por uma haste roscada, acionada através do volante, fazendo com que a cunha desça bloqueando o fluído ou suba, liberando sua passagem.

Essas válvulas não devem trabalhar em meio curso, tampouco utilizadas para regular o fluxo, pois a passagem do fluído irá provocar vibrações, barulho excesso e poderá desgastar a cunha, o que ocasionará vazamentos posteriores.

 Elas também não são recomendadas para uso freqüente.

Válvula Gaveta haste não ascendente.
Válvula Gaveta haste não ascendente.

Características das Válvulas Gaveta

  • Baixa perda de carga;
  • Passagem totalmente desimpedida quando totalmente aberta;
  • Permitem fluxo nos dois sentidos;
  • Não são indicadas em operações freqüentes;
  • Não devem ser utilizadas para regulagem de fluxo.
  • Construção viável em ampla gama de tamanhos;

Comportamento do fluído passando pelas Válvulas Gaveta

Quando giramos o volante e deixamos o obturador totalmente aberto, o fluído não sofre restrições na passagem, a entrada e saída ficam alinhadas e tem comportamento muito parecido com um tubo, com quase nenhuma interferência. Por isso a característica de baixíssima perda de carga.

Se deixarmos o obturador a meio curso, o fluído aumenta sua velocidade e irá provocar ruídos e vibrações que são indesejáveis e prejudiciais ao bom desempenho da válvula.

E se o obturador ficar levemente aberto?

Essa é a pior condição que poderíamos deixar a válvula.

Com o obturador levemente aberto, além dos ruídos e vibrações, as superfícies de vedação sofrem sérios desgastes, decorrentes do aumento de velocidade e atrito do fluído em contato as superfícies.

Principais formas construtivas

Você sabe dizer o que significa haste ascendente ou não ascedente?

De forma bem simplificada, haste não ascendente significa que a cunha sobe, mas a haste com volante apenas giram, então a altura total da válvula não muda se ela estiver aberta ou fechada.

Ela tem a vantagem de poder ser instalada em espaços menores, porém tem a desvantagem de não ser possível identificar visualmente se estão operando aberta ou fechada.

Válvula Gaveta haste não ascendente.
A altura total da válvula não muda se ela está aberta ou fechada.

Agora, se falarmos que a válvula gaveta tem haste ascendente, significa dizer que a altura total da válvula muda conforme abrimos ou fechamos ela.

O volante e a haste continuam a girar para levantar a cunha, mas sobem junto, modificando a altura final quando aberta ou fechada.

Veja nosso video no Youtube: Válvula de Gaveta – Diferenças entre Haste Ascendente e Não Ascendente

Mas na prática, porque ter uma haste ascendente se eu posso ter uma menor com a mesma função de bloqueio do fluído?

Realmente temos que nos atentar quando for instalar uma válvula com haste ascendente porque ela requer um espaço disponível para instalação maior, porém, em locais de difícil acesso ou em alturas elevadas, não precisamos manusear a válvula para saber se está aberta ou fechada, apenas olhando à distância já podemos identificar, isso facilita muito quando precisamos realizar inspeções rápidas de pontos de interrupção do fluído.

Válvula Gaveta haste ascendente.
Válvula Gaveta Haste Ascendente
A altura total aumenta ou diminui conforme é aberta ou fechada, é possível ver de longe
.

Válvula Gaveta de fecho rápido

Esse tipo de válvula gaveta, também conhecido como fecho rápido, tem um projeto de construção um pouco diferente da gaveta convencional, o fecha rápido utiliza dois discos planos no lugar da cunha.

Enquanto na válvula gaveta comum giramos um volante para abrir ou fechar a cunha de forma gradual e lenta, na fecho rápido acionamos uma alavanca que vai empurrar os discos de vedação como seu fosse uma guilhotina, então fecha o fluxo de fluído muito rapidamente

Mas para que serve e onde uso isso?

São muito úteis quando se deseja interromper o fluxo de forma instantânea.

Podemos velas muitas vezes em caminhões pipa, que transportam água.

Mas muita atenção ao seu uso!!

Por sua forma de estancar abruptamente, só pode ser utilizada em sistemas de baixa pressão e em sistemas onde interromper o fluxo não irá causar danos à tubulação, sistemas com baixa velocidade de escoamento e caminhões pipa por exemplo.

Válvula Gaveta fecho rápido.
Aqui está a válvula de fecho rápido.

Ficou com alguma dúvida?

Fique à vontade em nos consultar, estaremos sempre à disposição, sua dúvida também é a de muitos.

Acesse nosso site

Conheça nosso canal no Youtube

Um comentário em “Válvulas Gaveta e suas Características”

  1. Sérgio Ricardo de Freitas disse:

    Trabalho com válvulas e tenho interesse em ter mais conhecimento sobre válvulas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *