Seleção de Válvulas – Funções das Válvulas

Funções das válvulas

Uma válvula geralmente faz o bloqueio ou controle de fluído, mas você sabia que existe uma recomendação de função específica de cada uma delas?

Conhecer a função específica de cada válvula minimiza problemas futuros em sua instalação.

Seleção de Válvulas

A seleção, o tipo e o dimensionamento são pontos de vital importância e precisam ser considerados na especificação e na compra.

Nos casos que existem mais de um tipo de válvula para a mesma função, a seleção deve considerar aspectos como a pressão, a temperatura, o material com que é construído, tipo de fluido, bitola, tipo de acionamento, perda de carga, tipo de conexão além de limitações de espaço para instalação e operação.

A pressão e temperatura de trabalho devem ser conhecidas, cada válvula tem limites superiores e inferiores de pressão e temperatura, de acordo com sua classe de pressão e material utilizado.

O tipo de fluido deve ser compatível com os materiais listados de cada produto, a fim de evitar qualquer reação química indesejada.

Existem válvulas que variam sua altura quando acionadas para abrir ou fechar, conhecidas como haste ascendente, verifique essas alturas, assim como, dimensões entre faces e atente para os limites de espaço disponíveis para a instalação posterior operação.

Atenção especial com as extremidades e conexões da válvula, as roscas ou flanges devem ser compatíveis com seu projeto.

A configuração interna do corpo em relação ao escoamento do fluido também diferencia quanto à sua função no processo e principalmente ao tipo de fluido no qual ela pode ser aplicada. Embora possa ser usada em vários locais, a maioria é limitada a funções específicas, de acordo com a geometria interna do corpo e componentes.

Além da especificação correta, muitos problemas identificados em instalações, principalmente nas válvulas, estão relacionados com o modo com que foi instalada ou como foi manuseada e armazenada, tenha certeza do produto que está utilizando e se tiver qualquer dúvida, a Dulong conta com especialistas em aplicações de válvulas industriais.

A tabela a seguir demonstra as principais funções das válvulas Dulong, um guia prático para a seleção de qual válvula utilizar em cada trabalho.

O que determina a utilização de uma válvula é sua função, acima de qualquer critério.

Tem dúvidas na aplicação de alguma válvula? Consultem-nos, temos um corpo técnico especializado que poderá dar todo apoio necessário.

Acesse nosso site

Conheça nosso canal no Youtube

Um comentário em “Seleção de Válvulas – Funções das Válvulas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *