O que é uma Válvula de Alívio e como funcionam

Válvula de Alívio são válvulas consideradas auto operadas.

Na válvula de alívio o fluído fica em contato com o obturador, que sobe e abre passagem caso a força resultante da pressão do fluído vença a força da mola que o suporta.

Válvulas de Alívio
Válvulas de Alívio

O fechamento do obturador se dá em sentido contrário sempre que a força resultante da pressão do fluído for menor que a força exercida pela mola.

O obturador pode ser metálico ou em PTFE, ambos recomendados somente para fluidos limpos, com a vedação de PTFE oferecendo melhores condições de estanqueidade.

Conheça os dois modelos em nosso site:

FIGURA 1201 – VÁLVULA DE ALÍVIO VEDAÇÃO METAL
FIGURA 1202 – VÁLVULA DE ALÍVIO VEDAÇÃO PTFE

A descarga do excesso de pressão preferencialmente deve ser feita diretamente para a atmosfera ou para um reservatório que no caso deverá estar conectado à extremidade de saída do corpo da válvula.

No caso da saída estar conectada a uma tubulação, o projeto da tubulação deve garantir que não haja pressão no sentido oposto ao sentido de fluxo ou descarga da válvula, sob possibilidade de ocorrer força contrária a abertura do disco, causando assim mau funcionamento.

Da mesma forma, a saída tem que ser dimensionada de forma a permitir uma vazão maior que a capacidade de descarga da válvula, para que a mesma nunca trabalhe “afogada”.

As válvulas de alívio Dulong são fabricadas com regulagem de 100 PSI, porém, conforme solicitação de clientes eles podem ser fornecidas com regulagem entre 40 e 150 PSI.

Válvula de Alívio: Quais são as recomendações?

As válvulas de alívio são recomendadas para uso com líquidos, ar comprimido ou mesmo alguns gases inertes, quando se deseja realizar de forma automática e gradativa, pequenas compensações (alívio) de pressão, com a válvula se abrindo ou fechando gradativamente, na medida em que a pressão do sistema aumenta ou diminui, respectivamente.

Como a Válvula de Alívio deve ser aplicada?

As válvulas de alívio devem ser aplicadas somente para baixas vazões de descarga e, preferencialmente, para fluídos não compressíveis, como por exemplo, a água, onde pequenas descargas resultam sempre em grande redução de pressão.

Válvula de Alívio x Válvulas de Segurança

As válvulas de segurança (que não são o caso das válvulas Dulong) são recomendadas para uso com vapor e gases, quando se deseja um dispositivo capaz de aliviar a pressão de forma automático e instantânea.

Geralmente as válvulas de segurança são providas com anéis de regulagem na sede, que permitem ações de abertura e fechamento instantâneo, chamado de efeito “pop action”.

A existência de recurso “pop action” nas válvulas de segurança permite que as mesmas atuem de forma eficaz mesmo com fluídos compressíveis, ou seja, aqueles fluídos que requerem sempre grandes descargas, até mesmo para pequenas reduções de pressão.

Um comentário em “O que é uma Válvula de Alívio e como funcionam”

  1. Bom dia
    Temos um sistema de óleo com válvula de alívio posicionada na descarga de uma bomba. A descarga da válvula é conectada na linha de sucção da bomba para onde é direcionado o excedente de óleo. Minha dúvida é se esse tipo de válvula se enquadra na NR13, tendo em vista que ela funciona com controladora automática do sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *