Vamos abordar nesse post dados de perda de carga em válvulas.
Todo fluido transportado por um duto tem uma pressão inicial que vai diminuindo conforme o fluido vai percorrendo pela tubulação e ao passar por cotovelos, válvulas ou conexões.
Mas o que é perda de carga?
Perda de carga é a energia que um fluido sob pressão perde ao longo do seu percurso.
E porque é importante saber sobre isso?
Imagine que tenha uma bomba jogando o fluido de um reservatório de um ponto baixo para uma caixa d’água em um local mais alto, é preciso saber quanto de energia seu percurso irá te roubar para poder dimensionar a bomba, para que assim o fluido consiga chegar ao ponto mais alto.
As válvulas em bronze Dulong são elementos de um sistema hidráulico, e como todos esses elementos, elas também apresentam perdas de carga localizada.
Cada modelo e bitola têm uma determinada perda de carga localizada, associada sempre ao seu perfil interno e ao perfil e posição do obturador em relação à passagem.
Válvulas com geometrias internas complexas e com mudanças de direção na passagem do fluído tendem a ter maiores valores de perdas localizadas, já válvulas com passagens retas e plenas, tendem a ter seus valores de perda localizada reduzidas.
Os valores de perda de carga localizada de cada válvula são equivalentes a metros de tubulação.
A Dulong fornece os usuários e clientes as perdas de carga localizada (m) para cada tipo de válvula, considerando a válvula toda aberta, confira.
As Válvulas Dulong são dimensionadas de forma a garantir que haja os menores valores possíveis de perdas de carga, oferecem sempre passagem plena conforme estabelecidos em normas de construção.
Restou alguma dúvida? Consultem-nos, temos um corpo técnico especializado que poderá dar todo apoio necessário.
Acesse nosso site
Conheça nosso canal no Youtube
Bom dia
Ótimo post em relação a perda de carga localizada